Skip to main content

Resgate de flora é uma estratégia de conservação e manejo da vegetação nativa, que busca reduzir impactos da implantantação de empreendimentos públicos ou privados, assim como obras de infraestrutura. Já a Restauração Ambiental é uma medida de compensação de áreas degradadas para implantação de empreendimentos, obras de infraestrutura ou exercício de uma determinada atividade. Tanto o Resgate de Flora como a Restauração Ambiental são ações que devem atender intervenções potencialmente causadoras de impactos negativos a flora sujeitas ao licenciamento ambiental.


Neste contexto, a Meio Biótico Serviços Ambientais planeja e executa atividades de resgate de flora com aproveitamento estratégico dos recursos florestais, objetivando: a manutenção da riqueza florística regional, a conservação da diversidade genética das populações de interesse especial (raras, endêmicas, ameaçadas, alimentícias, ornamentais, medicinais, fibrosas, madeiráveis, etc.); fornecer sementes e propágulos para os programas correlatos; formar um banco de dados com informações ecológicas e biológicas das espécies, além de outros dados de interesse técnico-científico. Nossos resultados puderam contribuir de maneira significativa a redução das intervenções das obras de instalação da Usina Hidrelétrica de Garibaldi, São Domingos e linhas de transmissão no meio-oeste catarinense. Uma das nossas estratégias está na escolha de matrizes, o que resulta em benefícios reais para conservação das espécies, juntamente com a redução de custos de programas desta natureza.

Nos projetos de restauração ambiental (também aplicados na recuperação ambiental), a Meio Biótico Serviços Ambientais tem como tática a realização de atividades que incentivam os processos naturais de sucessão de uma comunidade ambiental, criando um ambiente focado na imagem e semelhança da própria natureza. Priorizamos mais a expressão dos processos naturais e a sua função ao longo do tempo, do que a estrutura e a composição arbórea ambiental. Para isso, aplicamos diferentes técnicas em áreas concêntricas dentro de locais degradados, de forma a criar uma heterogenidade ambiental com energia para atrair e propiciar os processos de recrutamento de novas espécies residentes das áreas vizinhas. Com isso, nossos trabalhos compreendem desde obras de contenção de erosão ao estabelecimento da fisionomia ambiental, abrangendo grande extensões de áreas com custos otimizados. Casos de sucessos podem ser reconhecidos em Pequenas Centrais e Usinas Hidrelétricas em que atuamos nas regiões da Mata Atlântica e Cerrado, está última é reconhecida como uma das mais difíceis de serem restauradas.