Skip to main content

A Educação Ambiental é internacionalmente aceita como o processo de reconhecimento de valores e a elucidação dos conceitos que levam a desenvolver as habilidades e as atitudes necessárias para entender e apreciar as relações entre os seres humanos, suas culturas e seus meios físicos, envolvendo a prática para as tomadas de decisões para as formulações de comportamentos sobre os temas relacionados com a qualidade do meio ambiente.


A formação da ética para a preservação da vida, estimula a formação de sociedades ecologicamente equilibradas e justas, para que conservem entre si relação de interdependência e integração, responsabilidade individual e coletiva em âmbito global, iniciando na esfera local e se prolongando à mundial.

A Equipe da Meio Biótico Serviços Ambientais teve experiência de sucesso executada na Área de Influência da Usina Hidrelétrica Barra Grande com o curso de formação para educadores. Nesta ocasião os educadores se mobilizaram e no final do curso os alunos de todas as turmas fizeram apresentações teatrais, musicas, maquetes e desenhos para apresentar a nossa equipe. Uma turma, em especial, recebe uma viajem como premiação interna da escola e escolheu visitar a área do programa de conservação executada pela Meio Biótico Serviços Ambientais (Reintrodução de Dyckia distachya Hassler, uma bromélia ameaçada de extinção). Parte da turma produziu um vídeo documentário sobre a bromélia e apresentou para todas as turmas da escola e se tornaram divulgadores do programa na sua comunidade.

Em conjunto com a Triunfo Participações e Investimentos, a Meio Biótico Serviços Ambientais fomentou atividades de Educação Ambiental nos municípios de Abdon Batista, Cerro Negro, Campo Belo do Sul, Vargem e São José do Cerrito na Área de Influência da Usina Hidrelétrica Garibaldi, com a realização de oficinas de teatro com temas da biodiversidade regional com crianças da 1ª a 5ª série do ensino fundamental, além da apresentação do filme “O Planeta pede Socorro” em sessões de Cinema 3D.

Assim, nossos planos de trabalho com a Educação Ambiental, objetivam divulgar e discutir participativamente os conhecimentos sobre o meio ambiente, de modo a incentivar e fortalecer os sentimentos de cuidado e de contemplação do meio. Dessa forma, para que os conhecimentos e a vontade passem a representar uma forma de atuação efetiva, nossa estratégia em programas de Educação Ambiental repassam por as técnicas e procedimentos exeqüíveis dentro de condições particulares de cada situação no qual esteja sendo desenvolvida, juntamente com a motivação da conscientização dos problemas ambientais e a sua dimensão individual e social.